Naturismo com Alma

FAQ - Perguntas Frequentes

A partir desta pagina procuramos tirar duvidas e e contribuir para mais inofrmação sobre o naturismo.

As FAQ - Perguntas Frequqntes procuram dar resposta às perguntas que mais nos chegam e em simultaneo divulgar alguma informação que possa a formar opinião ou tirar duvidas sobre as questões abordadas.

A tua duvida, pergunta ou opinião é importante para nós, caso não esteja aqui a resposta à tua pergunta envia-nos um email ou pelo messenger da nossa pagina do Facebook teremos todo o gosto em ajudar.

Podes também propor perguntas.

Perguntas Frequentes

1 - Sobre o Naturismo

O que é o naturismo?

O naturismo é um caminho para se viver em harmonia com a natureza, normalmente expressado pela nudez social, englobando o respeito por si próprio, o respeito pelos outros, a tolerância pelos diferentes pontos de vista, em conjunto com o respeito pelo meio ambiente e a harmonia com a natureza.

É uma opção de vida associada à prática do nudismo em ambiente social, gerando um sentimento de liberdade que através da nudez social nos leva a uma facilitadora aceitação de nós próprios bem como dos outros.

A prática da nudez social liberta-nos de preconceitos, dogmas e conduz a uma maior aceitação do nosso corpo, e em simultâneo derruba barreiras sócio económicas promovendo um ambiente social equilibrado.

Quais são os benefícios do naturismo?

O aumento da auto-estima em resultado de uma maior aceitação do que somos e como somos é uma das grandes vantagens do estilo de vida naturista.

Os naturistas respeitam a individualidade de cada um e facilmente aceitam o outro tal como ele é não pelo que aparenta ser através das suas roupas ou acessórios.

Muitos dizem que, quando se despem as roupas, despem-se também o stress, as rotinas diárias e a forma como interagimos no emprego e na sociedade em geral.

Qual é a diferença entre um nudista e um naturista?

Em alguns países não existe diferença, sendo o termo “naturista” ou “nudista” utilizado com o mesmo significado em cada um deles.

Ambos os termos estão relacionados com duas filosofias diferentes cujo denominador comum é a nudez.

Os naturistas, pela definição de naturismo, têm uma filosofia de vida mais abrangente que inclui uma aproximação mais holística ao “estar nu”, com maior cuidado com o Corpo e com a Mente, e uma integração na natureza.

Enquanto que o nudista é simplesmente alguém que gosta de estar nu.

Quem são os naturistas?

De uma forma mais abrangente e consensual são aqueles que praticam a nudez recreativa, a nudez social ou ambas.

A comunidade naturista é composta por milhões de naturistas espalhados pelo mundo, com acesso a uma vasta e variada oferta de opções sociais e recreativas através de espaços comerciais, como hotéis, campings, saunas, piscinas, etc ou através de clubes e associações que através as suas instalações e/ou actividades oferecem um vasto leque de opções para a prática da nudez em sociedade.

Os naturistas são uma comunidade transversal à sociedade em geral, contendo membros de todas as profissões ou actividades económicas, de todas as idades, de todos os estratos sociais e económicos.

Através da prática naturista a comunidade tende a nivelar todas as pessoas pela vivência de uma nudez social que elimina as várias barreiras e estratos que se verificam numa sociedade de consumo e onde a imagem da roupa é ela própria uma enorme barreira social e económica.

O que é que os naturistas querem dizer quando falam de “nudez social” e de “nudez recreativa”?

A “nudez social” e “nudez recreativa”, representam de forma idêntica a mesma situação: viver as normais actividades do dia a dia a nu num ambiente de nudez social.

A prática de desportos como o voleibol, a petanca, o ténis, etc , a realização de tarefas rotineiras como cortar relva, trabalhos de casa, leitura de um livro, uma ida à praia, etc .

Para os mais aventureiros, caminhadas, canoagem, mergulho, etc em ambiente naturista.

Resumindo realizar em ambiente naturista todas as tarefas e actividades, que se realizam de forma geral em ambiente não naturista, com a liberdade e bem estar acrescidos que o naturismo coloca em todas as tarefas ou lazer, tornando-as muitos mais leves e agradáveis.

Porque é que muitas pessoas escolhem a nudez social?

A nudez social é uma excelente forma de regressar às origens, provocando uma sensação de alegria, de relaxamento e de total liberdade pelo simples facto de estarmos nus.

A nudez social permite-nos encontrar um caminho de regresso às origens, vivendo e apreciando a natureza com maior proximidade, da forma mais verdadeira possível e totalmente libertadora.

Um maior relaxamento, alívio do stress, imagem corporal positiva e uma auto-estima cada vez maior são algumas das razões pelas quais muitas pessoas escolhem o estilo de vida naturista.

O naturismo é ofensivo?

O corpo humano é tão natural e autêntico que dificilmente poderá ser considerado ofensivo.

Para algumas pessoas ou no início da prática naturista, alguns poderão sentir um certo constrangimento quer com a sua própria nudez quer com a nudez do outro, mas este sentimento, a acontecer, desaparece de forna espontânea pela naturalidade da prática naturista

A filosofia do naturismo não tem a ver com ofender mas sim com uma vivência harmoniosa, entre o nosso ser, os outros e a natureza.

O naturismo social é legal?

A nudez em si não é criminalizada, e existem espaços legalizados para a prática do naturismo, espaços de tradição naturista e recantos na natureza onde se pode praticar naturismo em perfeita harmonia.

São os comportamentos inapropriados que podem constituir um problema ou uma ilegalidade, bem como a nudez fora de espaços apropriados para a prática naturista que podem aparentar ou constituir por ignorância da lei ou preconceito uma ilegalidade.

Regra geral, o bom senso deve prevalecer e na maior parte dos casos será muito claro quais os lugares apropriados e muito óbvio a clara distinção entre comportamento obsceno e a simples nudez.

2 - Sobre Espaços Naturistas

Qual é a diferença entre espaço comercial, praia naturista e praia de tradição naturista?

As praias naturistas ou de tradição naturista, são espaços públicos onde por lei a nudez não é obrigatória.
Nestes espaços aplicam-se todas as leis e normas sociais que se aplicam a espaços publicos, apenas se diferenciando pela prática da nudez social.

As praias naturistas estão devidamente enquadradas por um Edital camarário que limita de forma clara a sua localização e de acordo com a lei em vigor deverão estar instaladas placas sinalizadores da prática naturista antes e no seu início.

As praias de tradição naturista são praias onde à data da publicação da lei a prática naturista era regular, mas que não estão limitadas por editais, nem têm placas informativas.

Normalmente estas praias são dinâmicas, ano após ano, estando condicionadas no espaço e na prática naturista pela variação da comunidade têxtil em seu redor.
Por não estarem enquadradas por um edital a prática naturista poderá ser alvo de intervenção da autoridade, situação que raramemnte acontece, para que oa naturistas coloquem as suas roupas.

Espaço comercial são campings, alojamento local ou espaços de actividades naturistas (privados ou associativos) que se gerem por um regulamento próprio, devendo este ser respeitado pelos seus utentes.

Pela sua natureza são limitados no numero de utentes em simultâneo e sujeitos às mais diversas leis, normas e regras.
Por exemplo é muito comum a regra de nudez obrigatória nas zonas de piscina.

Praias versus espaços comercial?

Espaço comercial versus praia?

Existem outros espaços onde se possa praticar nudez social?

Através das associações naturistas é possível participar em actividades com nudez social que podem decorrer em espaços alugados para o efeito, quer com carácter regular quer como acto isolado.

Cada associação terá as suas próprias regras e normas de participação pelo que poderá ser uma boa prática a pré informação das condições de acesso à actividade e de participação da mesma.

Por vezes as normas e regras também estão condicionadas pelos espaços onde decorrem a actividade levando a que as condições de partcipação possam variar de local para local.

3 - Sobre o Associativismo Naturista

Para ser naturista tenho de ser sócio de uma associação?

A adesão a uma associação é facultativa, no entanto pelas actividades realizadas e pelo ambiente mais seguro e controlado a experiência naturista poderá ser mais gratificante e plena, para além de um maior sentimento de pertença a uma comunidade e ao apoio dado ao desenvolvimento do naturismo.

As associações são todas iguais?

Não, embora tenham muitos objectivos em comum, cada associação tem uma entidade própria que a caracteriza e a torna diferente das demais.

Posso ser sócio de várias associações?

Em principio sim, mas terá de perguntar a cada uma delas, poderão existir condicionantes à adesão nos seus regulamentos ou escrutínio pelos sócios nas novas adesões.

4 - Sobre a Alma Naturista

Quando foi fundada a Alma Naturista?

A Alma Naturista foi fundada em 22 de outubro de 2017, sendo a mais jovem associação naturista em Portugal.

Quem foram os seus fundadores?

A Alma Naturista foi fundada por um grupo de naturistas com larga experência no naturismo e no naturismo associativo, muitos deles desempenharam funções nos Corpos Sociais de outras asssociações, naturistas e não naturistas, durante muitos anos.

Porquê mais uma associação naturista?

Fruto da experiência e do trabalho realizado no passado os sócios fundadores identificaram que existia espaço para um novo caminho, mais abrangente, mais inclusivo e mais tolerante, permitindo desse modo a integração do naturismo na comunidade não naturista e nas comnunidades naturistas locais através da implementação de núcleos locais.

Como posso aderir?

Para aderir basta enviar os seguintes dados:

Os meus dados estão protegidos?

Sim, a tua privacidade é muito importante para a Alma Naturista.
Não fazemos cedencia de informação sobre os dados dos associados nem os mesmos são partilhados com terceiros.
Em algumas actividades a existência de seguro ou o apoio da mesma implica fornecer dados para a activação do seguro, nestes casos é solicitado no formulário de inscrição a permissão de partilha e as condições de partilha e de utilização dos dados.

Posso solicitar que os meus dados sejam apagados?

Podes e deves sempre que consideres necessário. A Alma Naturista tem uma politica de minimos dados possiveis e todos os associados podem a qualquer momento aceder à sua ficha de sócio através do programa de sócios e actualizar os seus dados. Para os ex sócios a Alma Naturista procede à eliminação dos seus dados, ficando a ficha de associado apenas com o numero de sócio, primeiro e ultimo nome para permitir o reingresso se for solicitado.

Tenho de entregar uma fotografia?

A entrega de fotografia é facultativa e destina-se em exclusivo à ficha de sócio e ao cartão de sócio.

O cartão de sócio é obrigatório?

Não, o cartão de sócio é facultivo e pode ter ou não ter fotografia, em resumo podes:

5 - Sobre a Prática Naturista

Não tenho de pertencer a um clube para ser naturista, pois não?

Claro que não, ser naturista é um processo ou decisão individual e não a pertença a uma associação.
Quer nades nu, frequentes praias naturistas ou de tradição naturista, alojamentos naturistas, ou simplesmente tomes banho de sol nu no teu quintal ou estejas nu em casa, poderás estar a viver um estilo de vida natural, ou seja um estilo de vida naturista, mesmo que ainda te falte dar o passo da nudez social.

Qual é a diferença entre exibicionismo e naturismo?

Um exibicionista expõe o seu corpo para chocar os outros ou para chamar a atenção.

Os naturistas simplesmente vivem a nudez social com toda a naturalidade, levando a que o facto de se estar a nu, perca relevância e se torne inexistente no desenrolar das actividades e da socialização a nu.

As pessoas estão sempre nuas num encontro naturista?

Quando o tempo não permite a nudez, quando a tarefa requer proteger o corpo, ou até quando o sol recomenda evitar um escaldão é perfeitamente normal e aconselhável vestir algo.

Todos nós temos diferentes graus de tolerância ao frio e ao calor, pelo que teremos necessidades diferentes.

As mulheres quando estão menstruadas usam muitas vezes calções ou um pareo, o que é perfeitamente normal.

Ou até porque num dado dia não nos apetece tirar roupa, não sendo o naturismo uma obrigação, mas sim um bem estar, devemos manter a nossa roupa ou parte dela.

A nudez deve ser sexual – certo?

Errado! A nudez é a coisa mais natural do mundo, afinal nascemos nus.

As pessoas têm uma ideia errada de que a nudez deve ser sexual ou sexualizada, já que muitas pessoas se despe apenas para tomar um duche ou para fazer sexo.

Mas os naturistas sabem que há outras situações (na vida diária, por exemplo), onde podes estar nu e sentires-te bem de forma perfeitamente natural.

Os naturistas não são contra a sexualidade, mas concordam que há determinadas ocasiões e lugares apropriados para cada situação.

Um corpo totalmente nu é menos sensual que um corpo vestindo um biquíni ou um fio dental e as pessoas vão achar os outros atraentes, estejam vestidos ou não.

Como é que me torno naturista?

Cada caso é um caso e não existe um caminho idêntico para todos.

O importante é sentir-se confortável e bem consigo mesmo, e dentro destes parâmetros ir caminhado na direcção da nudez social.

Para uns a melhor maneira de se tornar naturista será com a ajuda de um amigo ou do cônjuge que já seja naturista.

Para outros um encontro naturista ou um espaço comercial poderá ser o caminho a seguir.

Regra geral espaços comerciais ou associações naturistas farão o seu melhor para acolher novos clientes ou novos membros e para os integrar no ambiente da nudez social e na prática naturista.

Fala com os responsáveis e coloca as tuas dúvidas ou receios para que possas receber o melhor acolhimento.

Não tens de te despir logo – fá-lo aos poucos, se preferires. Ou se não te sentires bem, podes retirar-te e voltar num dia diferente para nova tentativa.

Posso ir sozinho ou é só para casais?

Alguns espaços comerciais podem ter regras para clientes individuais pelo que te deves informar no acto da reserva.

As associações regra geral não fazem distinção entre associados, mas podes perguntar para ter a certeza.

O que é que devo levar para um encontro naturista?

O mesmo que levas para um encontro não naturista. Algumas roupas quentes também (caso mude o tempo) e claro uma mente aberta. É importante levares protector solar, afinal vais ter o corpo sujeito à exposição solar.

E uma toalha para te sentares, se te despires, esta é uma regra de higiene e etiqueta obrigatória.

Algumas regras em especial?

A toalha é uma peça obrigatória para te sentares.

Não olhes fixamente para os outros.

Quando falares com eles, age como se estivessem vestidos, ou seja, com toda a normalidade.

Telemóveis e máquinas fotográficas podem não ser bem vistos, pede sempre autorização das pessoas antes de tirar foto e procura não ter pessoas no fundo da imagem.

Veste-te quando te fores embora. Os naturistas tentam não ofender ninguém.

Respeita a privacidade de cada um. Muitas pessoas vão lá para relaxar. Sê simpático, não “cola”.

Informa um responsável sempre que haja alguma conduta inapropriada.

6 - Preocupações Sobre o Naturismo

Tenho de me despir logo à chegada?

Em princípio não, mas espera-se que tires a roupa quando as boas condições atmosféricas o permitirem e te sentires confortável.

Regra geral não são permitidos fato de banho na piscina, sauna ou spa.

Mas uma vez que tiveres experimentado a alegria de nadar nu não vais querer voltar a usar fato de banho ou bikini.

Em praias naturistas ou de tradição naturista podes não te despir. Mas se lá vais e permaneces vestido, podes levantar suspeitas quanto às tuas intenções.

E se eu estiver pronto/a e o meu companheiro/a não?

É normal. Tipicamente, os membros do casal têm tempos diferentes de se sentirem prontos.

Seja pela aceitação do corpo seja pela nudez social poderão existir constrangimentos, pelo que é fundamental que o membro do casal não seja pressionado até se sentir preparado para abraçar ao naturismo.

Podemos ajudar a reduzir a tensão, mas sempre com cautela e sensibilidade.

Lembra-te que todos os naturistas tiveram a sua “primeira vez”. Muitos dos que estiveram relutantes de início são agora naturistas convictos.

E lembra-te que há uma linha ténue entre encorajamento e coercibilidade. Não a passes se queres levar alguém para o naturismo.

E se encontrar o meu vizinho ou o meu chefe num ambiente naturista?

Obviamente eles têm os mesmos interesses que tu, portanto não vai haver problema.

Não há nenhum mal em ser naturista. Vais ver que vão gostar de actividades que nunca fizeram antes. Eles vão compreender e proteger o teu bem estar e não pô-lo em risco.

O que é que os meus amigos e família irão dizer se descobrirem que eu sou naturista?

Eles não vão saber a menos que lhes digas. Mas se esconderes o facto que és naturista e eles descobrirem, eles vão perguntar porque é que não lhes disseste antes. Vão pensar que se trata de algo do qual te envergonhas ou é algo completamente indesejável.

De um modo geral as pessoas interessam-se por este assunto. Apenas responde às perguntas deles de forma aberta e franca e mostra-lhes que ser naturista é algo genuíno e do qual te orgulhas.

Se eu disser que sou naturista, os meus amigos vão dizer que ando misturado com gente pouco recomendável.

Se os teus amigos pensam assim, falam sem conhecimento de causa e erradamente assumiram que nudez significa amoralidade.

Não podem estar mais errados, portanto convida-os para lhes mostrar o que o naturismo é na realidade.

E se tiver uma erecção?

Acredites ou não, isso raramente acontece, se estiveres mesmo preocupado com isso, já que a ansiedade e o constrangimento são incompatíveis com erecções. A maior parte dos recém chegados acha tão natural, que pouco tempo depois se esquecem que estão nus. Em breve vais ver que a situação nada tem de sexual. O órgão mais sexual do corpo humano é o cérebro e, se ele não responder, o corpo não reage.

E se acontecer com toda a naturalidade deita-te de barriga para baixo ou enrola uma toalha à volta da cintura.

Se tudo isso não for suficiente, um mergulho na água fria - piscina ou mar – resolve o assunto!

E se estiver menstruada?

É algo natural e faz parte da vida. Se uma mulher se sentir confortável com um tampão, é a forma mais simples de lidar com o assunto.

Se prefere usar um penso higiénico, deve usar um pareo, calções ou a parte de baixo do biquíni.

Usa o que te for mais conforatável e te faça sentir segura. Ninguém vai reparar ou dizer alguma coisa.

O meu corpo não é perfeito e sinto-me constrangido com isso.

O conceito do corpo perfeito é um mito que leva à falta de auto estima e ao stress.

No naturismo, tal como fora dele, vais encontrar corpos de todas as formas, tamanhos, cores e idades, mas os naturistas vão gostar de ti como és.

Muita gente tem cicatrizes, marcas, feridas e cicatrizes de cirurgias. Não importa o teu corpo como ele é porque os outros aceitam-te integralmente, tal como és.

O naturismo é como o espelho da sociedade – há corpos de todos os tamanhos e feitios.

Como ultrapassamos as nossas inibições?

Não importa se te despes na primeira vez em ambiente naturista, mas depressa irás sentir que o ambiente é descontraído e como as pessoas nuas se sentem bem umas com as outras.

Uma vez que te sintas confortável, o que não demora muito, vais querer despir-te.

Mas se não tens a certeza, terás tempo para fazê-lo ao teu próprio ritmo. Se vires que o naturismo não é para ti, permanecerás vestido e irás embora.

Honestamente, muito poucos resistem ao apelo do naturismo depois de o experimentar.

E se houver investidas indesejadas?

Raramente acontece. Se acontecer em algum espaço ou organização avisa a pessoa que te apresentou ou que te acompanha ou um responsável e serão tomadas medidas para que não volte a acontecer.

As pessoas têm de se sentir bem e comportamentos inapropriados não são tolerados.

Eu quero manter o meu estilo de vida privado – e se a minha privacidade for posta em causa?

A privacidade é crucial para naturistas e respectivas famílias. Nunca se requer identificação pública. As fotografias são de evitar e apenas os responsáveis devem fotografar o evento se for mesmo necessário, avisando previamente os presentes para que quem não deseje ser fotografado possa ficar fora da fotografia.

As fotos só serão tiradas com autorização prévia e destinam-se a divulgar ou promover o naturismo de acordo com as regras das redes sociais que são muito restritas.

Na Alma Naturista podes optar por configurar o teu cartão de associado ou nem sequer ter cartão para manter a tua privacidade.

E os perigos do sol?

O estilo de vida naturista não tem só a ver com o estar deitado a apanhar sol. De qualquer forma, todas as pessoas, naturistas ou não, têm de ter cuidado com a exposição solar e ter bom senso para evitar escaldões.

Porque os naturistas passam mais tempo fora de portas do que a maioria das pessoas já desde o início do verão, eles bronzeiam-se mais gradualmente. Isto evita o perigo de apanhar um escaldão na pressa de férias rápidas de verão.

Também os naturistas já conhecem há mais tempo os perigos da prolongada exposição ao sol e tomam medidas de prevenção adequadas.

Nos eventos naturistas há locais com sombra onde se pode fugir à exposição solar.

Todos concordam que os escaldões são perigosos, mas recentemente tem aparecido muita leitura à volta dos benefícios da exposição solar. Isto deve-se à produção de vitamina D que protege o corpo de muitas doenças, incluindo raquitismo, cancro, artrite, osteoporose, diabetes e doenças cardiovasculares, entre outras.

7 - Familia e Naturismo

O naturismo é aconselhável para famílias?

Absolutamente! Naturismo é aceitação e consciência do próprio corpo, o que o torna apropriado para todos. Por isso, famílias com crianças são bem-vindas em eventos e encontros naturistas. Os naturistas não reprimem a sexualidade, mas rejeitam o ponto de vista da sociedade que diz que sexo e nudez são sinónimos e que as crianças devem estar protegidas contra toda e qualquer forma de nudez. A nudez não é obscena.

O naturismo é bom para as crianças?

As crianças estão para a nudez como peixe na água. Todos sabemos que as crianças adoram correr e brincar sem roupas. As crianças raramente ligam ao facto de estar nuas. Só mais tarde quando crescem é que adoptam alguns dos estigmas sociais associados à nudez.

Quando chegam à puberdade sentem-se constrangidos com as mudanças no próprio corpo. Mas o que são educados numa filosofia naturista desenvolvem uma atitude saudável em relação ao seu corpo e sabem que não há nada de que se envergonhem. Nos clubes as crianças não são pressionadas para se despir se não quiserem.

O naturismo é seguro para as crianças?

São extremamente raros os casos de crianças que se sentem incomodadas ao ver pessoas nuas.

As crianças estão completamente seguras nas actividades naturistas enquadradas em espaços comerciais ou associações naturistas.
Não são tolerados comportamentos impróprios, e as pessoas são convidadas a sair. Como não querem que isto aconteça, isto não é problema. É um ambiente muito mais seguro para as crianças do que, por exemplo, uma praia, onde qualquer pessoa pode aparecer.

8 - Fotografia e Naturismo

Posso tirar fotografias em ambiente naturista?

Por norma os espaços são público e pode tirar fotografias, mas importa respeitar o próximo e seguir a ética naturista. Deve apenas tirar fotografias onde esteja sozinho ou com o seu grupo, deve ter cuidado com outros naturistas no fundo da fotografia e deve perguntar a quem possa aparecer na fotografia se autoriza ser fotografado.
Em resumo, fotografia sim, mas com a devida permissão de todas as pessoas fotografadas (mesmo as do seu grupo).

Fazem fotografias nas actividades?

Sim, em todas as actividades são tiradas fotografias para divulgação e memória do evento. As nossas fotografias são, depois de editadas, publicadas em artigos do Blog Alma Naturista e nas galerias de fotografias dos eventos.

Todos os participantes são fotografados?

Não, apenas aparecem nas fotografias os participantes que autorizam ser fotografados.
No início da actividade deve declarar que não deseja ser fotografado, e o responsável pelas fotografias vai tentar que não seja incluído nas mesmas, caso não seja possível e apareça na fotografia, durante o processo de edição das imagens será cortado ou distorcido o seu rosto.

Como tiram e publicam fotografias?

Tiramos fotografias com muita cautela ao longo de cada evento, e nem todas as fotografias tiradas são publicadas.
Estamos muito conscientes de que algumas pessoas não querem ser reconhecidas em fotografias que retratam o Naturismo.
Não queremos que ninguém sinta que não pode participar nos eventos por causa das suas preocupações com a sua privacidade, pois a privacidade e a liberdade individual são muito, mas mesmo muito importantes para nós.
É com esta sensibilidade presente que lidamos com as fotografias.
Quando alguém declara que não deseja ser fotografado no início de cada evento, vamos ter o máximo cuidado para evitar que apareça nas fotografias, vamos tentar que esteja de costas quando não existir alternativa, vamos distorcer o rosto na edição, a pedido podemos distorcer todo o corpo.
Se necessário tiramos uma fotografia ao seu rosto para servir de referência e identificação nas restantes fotografias, permitindo assim verificar que não aparece nas fotos para publicação.
Durante o evento, quem estiver tirando fotografias fará questão de ter presente quem não quer uma fotografia clara e reconhecível, assim evitará sempre enquadrar essas pessoas na fotografia.
As fotografias, são posteriormente editadas e verificadas. Durante este processo, todas as pessoas referenciadas serão anotadas e todas as imagens serão verificadas para as eliminar, cortar ou desfocar o rosto.
No entanto, esteja ciente de que, se você for definido como "pessoa referenciada sem fotografia", o seu corpo ainda poderá aparecer em algumas fotografias.

Qualquer pessoa pode tirar fotografias?

Nos espaços públicos não podemos impedir a tomada de fotografias, apenas alertar que devem ter a permissão dos fotografados.
Aos participantes dos nossos eventos alertamos que devem ter a permissão de todos os presentes na fotografia.
Nas actividades em espaços fechados, por norma apenas a organização pode fotografar, os participantes podem pedir para tirar fotografias sendo alertados e enquadrados para as regras a cumprir.
Ou seja, é permitido que outras pessoas tirem fotografias de outras pessoas, desde que tenham dado permissão a essa pessoa para fazê-lo e desde que nenhuma outra pessoa apareça em segundo plano.

Porque tiram e publicam fotografias?

A fotografia é o principal meio de divulgação do naturismo e dos eventos naturistas, sendo a comunicação a principal ferramenta de divulgação, promoção e dignificação do naturismo.
Assim sendo, a fotografia é uma excelente ferramenta para promover o naturismo e o associativismo, e no presente um meio incontornável e sem alternativa viável.

Publicam fotografias de menores?

O naturismo assume um caráter familiar, pelo que as crianças estão presentes em actividades e em fotografias, no entanto a todos os menores é efectuada, durante a edição de imagens, a distorção do rosto.
Em casos excepcionais, normalmente para o Dia Mundial da Criança, e com a devida autorização dos pais ou tutores, podem ser publicadas fotografias de menores sem distorção.

Aderir Alma Naturista

Aderir Alma Naturista

Inicio
Topo